Pesquisadora da UFRJ ganhou notoriedade com a descoberta da polilaminina, proteína capaz de estimular a regeneração de neurônios e, assim, trazer esperança para que pessoas com lesão medular voltem a se movimentar / Terceira Lei lei, a lei do cérebro e corpo e a seleção Biométrica de Edson Ecks
Terceira lei , a lei do corpo e cérebro
Fenômenos abstratos desenvolvem fenômenos bio- fisioquimicos biofisioquímicos (emoções, doenças, dormir, ações...), como fenômenos biofisioquímicos desenvolvem fenômenos abstratos (Ler, musica, escrever...):
Tanto o cérebro depende do corpo, como o corpo depende do cérebro e do Universo ao seu redor.
3. Lei do Corpo e Cérebro (Segunda Menção)
Explicação: Esta lei enfatiza a relação bidirecional entre fenômenos abstratos (como emoções, pensamentos, doenças) e fenômenos biofísico-químicos (como a leitura, a música, a escrita, ou processos biológicos). Ou seja, o cérebro afeta o corpo e vice-versa, e ambos são interdependentes do universo ao redor. Há uma circularidade e interdependência entre o abstrato e o concreto, o mental e o físico. Edson Ecks, Generanalise, Amazon ebook, 20222
Seleção Biométrica
Para a seleção Biométrica, de Edson X, o meio fisioquimico (espacial-Terrestre- artificial) é ativo no processo evolutivo, suas divisões conduzem distinções entre espécies, ambiente-organismo são inter-dependentes, que na luta pela a existência dos ambientes-organismos, seleciona, desprende caracteres, perpetuando o ambiente-organismo mais biométricamente apto a sobreviver em determinado espaço-tempo. Edson Ecks, origens da vida , Amazon ebook, 2021
Leis científicas consolidam padrões observados, funcionando como "regras" fundamentais que a natureza segue.
Pelo fato da polilaminina ser uma proteína e não um organismo vivo, como no caso das células-tronco, o risco de rejeição ou complicações é menor. Outra vantagem é que, além dela poder ser fabricada, armazenada em freezer e usada rapidamente em emergências, ela não necessita de manipulações complexas ou de imunossupressores. "A ideia é que seja aplicada o mais rápido possível depois da fratura, na hora da operação", explica a doutora em biologia. Seis dos oito voluntários da pesquisa mostraram melhoras, como a volta do movimento de todos os membros ou de alguns (perna ou braço).
Este debate fictício coloca frente a frente a visão teórica e sistêmica de Edson Ecks (autor de Generanalise e Origens da Vida) e a aplicação prática e biológica da pesquisadora Tatiana Sampaio (UFRJ), com base nas descobertas sobre a proteína polilaminina publicadas em setembro de 2025.
O Debate: Interdependência entre Abstrato, Concreto e Regeneração
Mediador: Sejam bem-vindos. Discutiremos hoje a conexão entre a mente, o corpo e o meio ambiente. De um lado, Edson Ecks, que postula leis sobre a interdependência entre o abstrato e o biológico. Do outro, a Dra. Tatiana Sampaio, cuja pesquisa em polilaminina trouxe resultados concretos na regeneração de lesões medulares.
1. A Terceira Lei: O Cérebro afeta o Corpo?
Edson Ecks: Minha "Terceira Lei" afirma que fenômenos abstratos — como a vontade de viver ou a emoção — desenvolvem fenômenos biofisioquímicos. O cérebro depende do corpo e do Universo. No caso dos seus pacientes, Dra. Tatiana, como a senhora vê essa circularidade?
Tatiana Sampaio: É fascinante, Edson Ecks. No laboratório, lidamos com a biofísica pura: a polimerização da laminina para criar a polilaminina. Mas, na prática clínica, como no caso do Bruno Drummond, vemos que o "abstrato" é fundamental. O paciente precisa reaprender a mover o corpo. A proteína fornece a "ponte" física (o concreto), mas a intenção de movimento do paciente (o abstrato) é o que dispara os impulsos elétricos pelos novos axônios. Sem a vontade e a fisioterapia — o estímulo do meio — a regeneração física não se traduz em função.
Seleção Biométrica e o Meio Ambiente
Edson Ecks: Em minha teoria de "Seleção Biométrica", argumento que o ambiente e o organismo são interdependentes. O meio (seja ele hospitalar ou a própria rua) seleciona o organismo mais apto. Como a polilaminina altera essa relação de "sobrevivência" do neurônio no espaço-tempo da lesão?
Tatiana Sampaio: Sua ideia de que o meio é ativo no processo evolutivo ressoa com a nossa descoberta. O ambiente da lesão medular é hostil; ele impede o crescimento neuronal. A polilaminina altera esse "meio físico-químico" artificialmente. Ela transforma um ambiente de morte celular em um ambiente de crescimento. Estamos, de certa forma, "biometricamente" adaptando o tecido lesionado para que ele volte a ser apto a transmitir sinais. Como você diz, o organismo e o ambiente (a matriz extracelular) são um só sistema.
A Vida "Fora do Laboratório" e o Fenômeno Abstrato
Edson Ecks: Notei em sua entrevista que a senhora valoriza a "vida real", o samba e a rua. Minha lei diz que o corpo depende do universo ao redor. Essa sua conexão com a boemia carioca influencia sua ciência?
Tatiana Sampaio: Com certeza. A ciência não é isolada. Meu pai, Luís Sérgio Coelho de Sampaio, me ensinou uma visão holística e interdisciplinar. Se eu ficasse apenas no abstrato das equações de termodinâmica, talvez não tivesse tido a "obstinação". O meu "fenômeno abstrato" — a paixão pela vida e pelas pessoas — é o que sustenta a energia biofisioquímica para trabalhar até as 22h no laboratório.
Edson Ecks: Exato! É a circularidade. O seu prazer no samba (abstrato) gera saúde e disposição física (biofísico), que por sua vez gera a descoberta da polilaminina, que por fim devolve o movimento (físico) e a esperança (abstrato) aos pacientes. É a prova da minha Terceira Lei na prática médica.
E eu, grande Tatiana Sampaio, sou um rockstar.
Resumo do Debate
Ponto de ConvergênciaVisão de Edson EcksVisão de Tatiana SampaioInterdependênciaCérebro e corpo são dependentes do Universo.A recuperação depende da proteína (corpo) e do esforço do paciente (mente).AmbienteO meio físico-químico é ativo na evolução.A matriz extracelular modificada permite a regeneração dos neurônios.CircularidadeO abstrato (emoção) gera o concreto (ação).A paixão pela vida (abstrato) impulsiona a pesquisa científica (concreto).
Peça o livro Observador... De Edson X pelo o e-mail luminadox@gmail.com Nathalia Maquine Gonçalves
EDSON ECKS , escritor e compositor, membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA),
Livros de EDSON ECKS, na Amazon
CIENSOFIA l e ll - ORIGENS DA VIDA - GENERANALISE -PENSAMENTOS SOBRE PENSAMENTOS l e ll - CONTOS, PARÁBOLAS E FABULAS DE EDSON ECKS - XDeus - Depois do Futuro (sci-fi)
As 15 Leis Universais de Edson X
Física ,. psicologia, neurociência, cosmologia, astronomia, quântica ....
https://edson-exs.blogspot.com/2024/03/blog-post_22.html?m=1





Comentários
Postar um comentário