Somos cérebros ambulantes?
Desde os seres unicelulares, até os
pluricelulares, formou-se os ‗cérebros primitivos', que para conquistar cada vez mais espaço, foran expandindo-se em várias formas, gerando membros, tentáculos, rabatanas, pernas ,,, até gerar os organismos mais ‗complexos‘ , como o polvo, e o ser humano.
O cérebro é sonar, radar, Gps.., todo nosso corpo o é, por isso, o certo é chamar o relógio biológico de relógio biosomático, porque a percepção de espaço tempo é inerente a todos os organismos, a cada célula, molecular, átomo... A natureza é um grande relojoeiro somático. Edson X,. Ciensofia, Amazon e-book, 2019.
Edson X , Origens da Vida, Amazon e-book, 2021
Cérebro humano e cérebro de polvo compartilham semelhança surpreendente
Apesar de ser um animal invertebrado, o polvo possui um sistema neurológico extremamente complexo, com habilidades cognitivas impressionantes, tendo diversas semelhanças, inclusive, com vertebrados. No entanto, as características em comum podem ser ainda maiores e um estudo indica que o cérebro humano e o de polvo compartilham um gene em comum.
Os chamados “genes saltadores” são transposons capazes de fazer cópias de si mesmos e se introduzir em outras partes do genoma. Transposons nem sempre são positivos, muitas vezes “invadem” partes do genoma onde não são chamados, podendo até mesmo criar mutações que levam a um câncer. No entanto, eles também correspondem por uma parte importante do nosso DNA, cerca de 45% dele, e permanecem silenciosos quase sempre.
Cérebro do polvo
A pesquisa publicada na BMC Biology e coordenada pela Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) mostra que esses genes estão presentes tanto no cérebro humano quanto no cérebro de duas espécies de polvos: o Octopus vulgaris, considerado o polvo comum, e o Octopus bimaculoides, conhecido como polvo californiano.
O estudo ainda mostra que muitos elementos em comum são de “genes saltadores” da família LINE (Longos elementos nucleares intercalados em tradução). Inicialmente, acreditava-se que essa família presente no genoma humano era apenas resquícios de gerações passadas e não tinham grande importância.
No entanto, nos últimos anos surgiram evidências de que os LINE podem estar ligados com habilidade cognitivas importantes, como a memória e o aprendizado. “A descoberta de um elemento da família LINE, ativo no cérebro das duas espécies de polvos, é muito significativa porque reforça a ideia de que esses elementos têm uma função específica que vai além de copiar e colar”, explica Remo Sanges, diretor do laboratório de Genômica Computacional do SISSA.
“Eu literalmente pulei na cadeira quando, ao microscópio, vi um sinal muito forte de atividade desse elemento no lóbulo vertical, a estrutura do cérebro que no polvo é a central do aprendizado e das habilidades cognitivas, assim como o hipocampo em humanos”, diz Giovanna Ponte da Stazione Zoologica Anton Dohrn, de Nápoles, que participou do projeto.
“O cérebro do polvo é funcionalmente análogo em muitas de suas características ao dos mamíferos”, completa Graziano Fiorito, diretor do Departamento de Biologia e Evolução de Organismos Marinhos da Stazione Zoologica Anton Dohrn. “Por esta razão, também, o elemento LINE identificado representa um candidato muito interessante para estudar para melhorar nosso conhecimento sobre a evolução da inteligência”, finaliza.
Cérebro de lulas é semelhante ao de cachorros, aponta estudo
Cientistas australianos usaram ressonância magnética para analisar a complexidade do cérebro desses cefalópodes
29.1.2020
|
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, usaram ressonância magnética para mapear conexões do cérebro de lulas. O objetivo era tentar compreender atividades exercidas por esses animais e desenvolver um atlas sobre conexões neurais em geral.
De acordo com os achados dos australianos, esses cefalópodes têm cérebros parecidos com os dos cachorros – e superam os dos ratos, pelo menos em números de neurônios. Os cientistas constataram que esses animais têm comportamentos complexos, apesar de certas limitações. Embora sejam daltônicas, as lulas conseguem se camuflar. Elas também têm capacidade de contar, reconhecer padrões, resolver problemas e se comunicar usando uma variedade de sinais.
Os pesquisadores conseguiram observar 145 novas conexões e caminhos ligados à visão e ao sistema motor, dando à lula uma capacidade única de fugir de predadores, caçar e se comunicar de maneira específica com mudanças de cor "Algumas têm mais de 500 milhões de neurônios, em comparação com 200 milhões de um rato e 20 mil de um molusco normal", diz Wen-Sung Chung, um dos autores do estudo, em nota.
CIÊNCIA E ESPAÇO
Cérebros humanos e de lulas se desenvolvem da mesma maneira, diz estudo
Um estudo descobriu que cérebros de lulas se desenvolvem de forma semelhante à dos humanos, mesmo com 500 milhões de anos de evolução divergente
Ao observarem células nervosas se conectando dentro dos olhos de lulas em crescimento, cientistas fizeram uma interessante descoberta: que os cérebros dos cefalópodes se desenvolveram da mesma forma que o nosso enquanto evoluíram de maneira totalmente independente.
Usando câmeras de alta resolução focadas nas retinas de embriões de lulas de barbatana longa (Doryteuthis pealeii), os pesquisadores notaram que, apesar dos 500 milhões de anos de evolução divergente, o modelo básico de como cérebros complexos e sistemas nervosos evoluem pode ser o mesmo em uma ampla gama de espécies.
A inteligência dos cefalópodes – uma classe de animais marinhos que inclui polvos, lulas e chocos – tem sido um assunto de muito interesse entre os biólogos.
Diferentemente da maioria dos invertebrados, esses animais têm memórias notáveis; usam ferramentas para resolver problemas; são excelentes em camuflagem; reagem com curiosidade, tédio ou mesmo malevolência lúdica ao seu redor; e, além de tudo, sonham, conforme sugerem as ondulações de cores que piscam em sua pele enquanto dormemm
O novo estudo, publicado na revista Current Biology, diz que as partes-chave da fórmula para a inteligência avançada são as mesmas.
“Nossas conclusões foram surpreendentes porque muito do que sabemos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso em vertebrados tem sido considerado especial para essa linhagem”, disse a autora sênior do estudo, Kristen Koenig, bióloga molecular da Universidade de Harvard, em um comunicado.
Eles perceberam que o tamanho, a organização e o movimento do núcleo da estrutura eram notavelmente semelhantes aos mesmos epitélios neurais nos vertebrados; algo que já foi considerado uma característica única que permitia que animais com ossos traseiros crescessem cérebros e olhos sofisticados....
Logo R7.com
MENU
Noticias R7
Internacional
Cérebro ambulante? Estudo revela sistema nervoso nos ouriços-do-mar
Pesquisa internacional mostra que o sistema nervoso desses animais é muito mais sofisticado do que se imaginava
Internacional|Do R7
19/11/2025 - 16h12 (Atualizado em 20/11/2025 - 02h00)
A+
A-
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Ouriços-do-mar funcionam, basicamente, como um grande "cérebro ambulante"
Riccardo Maccarini/Pixabay
Novas evidências científicas estão redefinindo o modo como entendemos os ouriços-do-mar. Longe de serem apenas esferas espinhosas escondidas nas poças de maré, esses animais exibem um sistema nervoso tão complexo que pesquisadores agora os descrevem como verdadeiros “corpos inteiros de cérebro”.
O achado veio à tona após uma análise genética detalhada conduzida por especialistas em biologia do desenvolvimento.
LEIA MAIS:
Ouriços-do-mar são alimentados com repolho no Japão
De animal mais feio do mundo para ‘peixe do ano’: saiba como é o peixe-bolha
Cientistas descobrem nova espécie de animal com 20 braços
A pesquisa, liderada por Periklis Paganos, da Stazione Zoologica Anton Dohrn, na Itália, investigou o processo de metamorfose dos ouriços-do-mar roxos (Paracentrotus lividus). Esses animais passam por uma transformação radical ao deixar o estágio larval, quando apresentam simetria bilateral, semelhante à de muitos outros seres vivos, e adquirir a forma adulta, marcada pela simetria radial típica de equinodermos como estrelas-do-mar e águas-vivas.
Durante essa transição, os cientistas observaram que os ouriços desenvolvem uma diversidade extraordinária de células neuronais. Em vez de concentrar um cérebro em uma região específica, eles formam uma rede distribuída por todo o corpo, o que equivale, na prática, a um organismo inteiramente organizado como um grande centro nervoso.
Para entender essa arquitetura singular, a equipe criou um atlas celular dos indivíduos recém-metamorfoseados. Por meio de mapeamento genético, foi possível identificar quais genes estavam ativos em cada tipo de célula. O resultado foi surpreendente: mais da metade dos agrupamentos celulares identificados correspondia a neurônios.
Segundo o biólogo evolutivo Jack Ullrich-Lüter, do Museu de História Natural de Berlim, o estudo demonstra que animais sem um cérebro centralizado ainda podem desenvolver uma organização comparável à de estruturas cerebrais.
Publicada na revista Science Advances, a pesquisa reforça a ideia de que os ouriços-do-mar são, em essência, organismos que funcionam como um grande “cérebro ambulante”.
Outro estudo, feito por pesquisadores japoneses, identificou, em larvas de ouriço-do-mar, uma região nervosa fotossensível que funciona como um “centro cerebral” não visual, desafiando a ideia de que equinodermos não possuem estruturas organizadas de processamento de informação.
O trabalho, publicado na revista Nature Communications, mostra que esse conjunto de neurônios responde à luz, controla o comportamento de nado dos animais e compartilha uma arquitetura genética com áreas profundas do encéfalo de vertebrados.
Play Video
Ouriço-do-mar agora tem regulamentação em Santa Catarina
por Internacional
Play
Voltar 10 segundos
Avançar 10 segundos
Mudo
Fullscreen
Compartilhar
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
Leia Mais
Animais
Animal silvestre
Adolescente desaparecida é encontrada dentro de freezer em Outeiro (PA)
Discover
Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada após menina dizer que preferia morar com a vizinha
Discover
Kaspersky Enterprise
Evite riscos. Escolha a Kaspersky você também
Read More
Skip
Polícia Civil investiga caso de jovem morta com tiro no rosto na frente da filha no RJ
Discover
Mulher acusada de matar ajudante de pedreiro na Grande São Paulo é localizada e presa
Discover
Evite riscos. Escolha a Kaspersky você também
Tecnologia de ponta feita por experts que garantem tranquilidade e cibersegurança para sua empresa enquanto você pode se dedicar à outras prioridades.
Kaspersky Enterprise
|
Patrocinado
Confiança se adquire com transparência
Faça como milhares de clientes que confiam na transparência e qualidade das soluções Kaspersky. A única empresa que permite acesso ao código fonte.
Kaspersky Enterprise
|
Patrocinado
Últimas
Do R7
/
HÁ 32 MINUTOS
Drone da Força Aérea dos EUA cai na Coreia do Sul
Força Aérea informou que não houve ferimentos ou danos à propriedade no incidente
Do R7
/
HÁ 43 MINUTOS
Relógio de vítima do Titanic é leiloado por quantia recorde
O relógio de bolso feito de ouro utilizado por Isidor Straus foi vendido por mais de R$ 13 milhões
Do R7
/
HÁ 52 MINUTOS
Biólogos registram lobo selvagem usando ferramentas para caçar
Novo estudo abre porta para adicionar mais animais à crescente lista de espécies que usam ferramentas
Do R7
/
HÁ 2 HORAS
Robô humanoide chinês caminha mais de 100 km e bate recorde mundial
Modelo, criado para atuar no atendimento ao público, andou por 56 horas em uma jornada de três dias
Do R7
/
HÁ 2 HORAS
Novo recorde! Atleta da Ucrânia impressiona ao mergulhar 86 metros sem nadadeira
Kateryna Sadurska desceu o equivalente a um prédio de 30 andares em apenas 3 minutos e 32 segundos
Do R7
/
HÁ 6 HORAS
Operários encontram crânio coberto por concreto em píer nos EUA
Achado levantou dúvidas sobre possíveis conexões com antigos assassinatos atribuídos à máfia de Boston
Do R7
/
HÁ 6 HORAS
Venezuela dá 48h para companhias retomarem voos ou perderem direitos
Companhias aéreas estrangeiras receberam nesta segunda-feira, 24, um ultimato do instituto de aviação da Venezuela: retomar...
Do R7
/
HÁ 6 HORAS
Naufrágio centenário é encontrado ‘inteiro’ por mergulhadores em lago no Canadá
Mergulhador disse que a equipe encontrou o navio a cem metros de profundidade e que a estrutura estava ‘muito intacta’
Do R7
/
HÁ 6 HORAS
Como a Coreia do Norte está usando inteligência artificial para prever o tempo
Sistema ajuda na prevenção de desastres naturais e visa um desenvolvimento econômico estável
Do R7
/
HÁ 14 HORAS
Ucrânia desorienta míssil russo ‘invencível’ ao enganá-lo com música patriótica
Tática eletrônica usa interferência, spoofing e até uma canção transformada em código para enganar o Kinzhal
Do R7
/
HÁ 14 HORAS
Mãe acusa museu de colocar restos mortais do filho em exposição
Real Bodies, nos Estados Unidos, é conhecido por exibir corpos humanos preservados de forma detalhada
Do R7
/
HÁ 18 HORAS
Mulher que teve o nariz mordido por cachorro e passou por 16 cirurgias mostra o antes e depois
Americana compartilhou o processo de recuperação nas redes sociais nos últimos três anos
Do R7
/
24/11/2025
‘Popeye russo’ pode perder os braços após injetar óleo nos bíceps
Homem precisa de cirurgia urgente para não perder os braços, mas seu estado de saúde é delicado
Do R7
/
24/11/2025
Conheça minimísseis do tamanho de bola de futebol que podem destruir drones russos
Simplicidade e praticidade de uso do míssil são características que o tornam particularmente atraente para as forças da Otan
Do R7
/
24/11/2025
Cidade mais fria do mundo tem competição de natação à -30ºC
Tradição russa desafia o frio extremo com mergulhos em piscinas geladas
Veja mais Notícias
Replay
Unmute
Remaining Time -0:00
Picture-in-Picture
Esportes
Entretenimento
JR 24H
Record
Institucional
Internacional
Todos os direitos reservados - 2009-2025 - Rádio e Televisão Record S.A
Carreira
Fale Conosco
Privacidade
Termos e Condições de Uso
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.
FECHAR



Comentários
Postar um comentário