Efeito Mariposa Da Teoria Caosordemática De Edson Exs
O Efeito Mariposa (Em), na teoria da Caosordemática de Edson Exs, se funde com o Efeito Borboleta, ramificado da Teoria do Coas de Henry Poincore, revelando os sistemas caóticos e ordemáticos, seus processos prováveis, improváveis, determinados e indeterminados, no caos e na ordem.
Em 1890, Henry Poincore, considerado o ‘Ultimo matemático universalista’, descreve o famigerado problema dos três corpos newtoniano, observa a possibilidade de um sistema determinístico, exibir comportamento aperiódico, que dependeria sensivelmente das condições iniciais – O Caos.
O que o fez pensar de forma contraria ao pensamento dos estudiosos da época seguidores de Newton e Laplace, ao invés de perguntar as posições exatas dos planetas em todos os instantes do tempo, Poincore pergunta por exemplo, se o sistema solar será estável para sempre.
A noção de Poincore, é que uma alteração pequena e imperceptível, nas condições iniciais, poderia causar uma tempestade inevitável.
Aleksander Yapunov, estudando a transição da estabilidade para a instabilidade dos fluidos, percebeu que os sistemas passavam de tranquilos para turbulentos, que se passou a chamar de ponta de virada, números de transição entre a ordem e o caos:
É o que acontece com a fumaça de um cigarro, ela passa de linear, para não-linear, e para o caótico, quando a fumaça se espalhar pelo o ar e não é mais possível calculá-la.
O meteorologista Edward Lorenz, também percebeu que os sistemas climáticos também passavam por processos caóticos daí a celebre analogia do Efeito Borboleta: ‘O bater de asas de uma borboleta no Brasil, pode causar um furacão no Japão’
Mas o Efeito Mariposa da Teoria Caosordemática de Edson Exs, acopla... o processo caótico de Henry Poincore, que pequenas e imperceptíveis mudanças, podem causar um furacão inevitável, com o Efeito Borboleta de Lorenz, advindo de gráficos computacionais. Onde reformulo a famosa frase para:
‘O bater de asas de uma Mariposa no Brasil pode causar um furacão no Japão, e um furacão no Japão, pode findar num simples bater de asas de uma mariposa no Brasil’
Que significa que os sistemas tendem a passar, dos processos ordemáticos para os caóticos, dos caóticos para os ordemáticos, mas os ordemáticos são os que vingam mais, por isso, as previsões meteorológicas são mais precisas do que imprecisas, ‘o mesmo’ ocorre no o átomo, como no cérebro e etc.
Se o sistema atômico começasse a apresentar mais sistemas caóticos do que ordemáticos, tudo se extinguiria, ou tudo se transformaria de forma muito estranha, e no cérebro, todos enlouqueceriam, e a sociedade humana se extinguiria. Mas na velhice, os sistemas caóticos superam os ordemáticos, e fazem as pontas de viradas, números de transições entre o orgânico e o inorgânico:
Porque assim como a morte devora a vida, a vida devora a morte, o animado se alimenta do inanimado, mas no final são apenas energia devorando energias, se fundindo, energias em transformações,
Para a teoria do Caos certos resultados determinados são causados pela a ação, iteração de elementos de forma praticamente aleatórios. Um exemplo da natureza onde esses fenômenos são comuns é a formação de uma tempestade, que pode ser desencadeada, e se desenvolver com base em centenas de fatores, calor, frio, evaporação da água, ventos, o clima, condições do Sol, eventos sobre a superfície, até gera a colisão de duas nuvens de cargas positivas, e forma a tempestade. Essa que a milhares de anos ‘faz’ brotar a Vida na Terra.
Mas para o Efeito Mariposa de Edson Exs, esses fenômenos não são aleatórios, esses fenômenos complexos se juntam para forma um fenômeno ‘singular’: a tempestade. Se esses fenômenos fossem aleatórios, jamais formariam a tempestade. Porque para esses fenômenos se aglutinarem, eles têm de alguma forma de possuir, sistemas combinatórios, complementares...
Os ditos efeitos ‘caóticos, aleatórios’, não são imprevisíveis, apenas ainda incalculáveis, o que nos leva a graus de incertezas nas previsões, cálculos... e sobre o futuro.
Expandindo o exemplo
Gotículas de agua ascendem para o céu, forma uma nuvem, essa nuvem carregada vai se chocar com outra nuvem carregada, esse choque gera uma tempestade, que vai desabar cargas d`águas para o solo, em um ponto vai enxergar um barranco e causar desmoronamentos, mas em um outro ponto vai regar o solo de um agricultor, de onde colherá belas maças.
Por isso, grandes ou pequenas alterações em nossa vida e no Mundo, como nos sistemas, podem resultar em sequencias de eventos bons (ordemáticos), ou ruins (não-linear, caóticos), prováveis, improváveis, determinados, indeterminados.
O que fará Nietzsche dizer depois de se recuperar de uma doença devastadora:
‘Aquilo que não me mata, me fortalece’
Ou seja, através da desordem dessa enfermidade, e no ordenamento de sua saúde, ele se fortalece, através dessa experiência, física-emocional.
No dia-a-dia, o Efeito Mariposa faz parte de nossas vidas, por isso temos: sistema jurídico, educacionais, hospitais, funerárias, filosofia, ciência, religiões, redes de esgotos, elétrica, wifi, jogamos o lixo, nos assearmos, limpamos a pia.
Mas o elemento que possuí Autis de limpeza, a popular ‘mania de limpeza’, um simples grão de arroz caindo em cima de sua limpíssima pia, causar-lhe um caos em seus neurônios, mais do que em uma pessoa sem essa Autis, ‘essa mania de limpeza’.
Comentários
Postar um comentário