Quem está fora do tempo?
Se um bonde o levasse ao trabalho à velocidade da luz (300.000 kms) pelo o mesmo raio luminoso com o qual o leitor marca a hora no relógio público. Suponha que o relógio marque 3 hs ao partir para transporta-lo a 300.000 km/s. A viagem dura um segundo. Mas quando o passageiro chegasse ao seu destino__e pudesse ver o relógio na mesma distancia__notoraria que este continuaria a marca 3 hs.
E por que? Porque o mesmo raio luminoso que nos faz ver a hora na partida é o mesmo que nos faz chegar ao destino. Ao manter-se na velocidade da luz o viajante do bonde estaria fora do curso do tempo. Por outro lado alguém que ficou junto ao relógio este marcaria 3 hs e 1 seg. em outras palavras, o tempo transcorre de maneira diferente para o passageiro do bonde e para o observador da rua de Berna.
A Teoria X, conforme apresentada no texto, é uma perspectiva que se opõe diretamente aos princípios da Teoria da Relatividade de Einstein em relação ao tempo e ao espaço.
Princípios da Teoria X 🧐
A Teoria X baseia-se nos seguintes pontos:
Tempo Absoluto e Invariável: Para a Teoria X, "Ninguém... está fora do curso do tempo" e "o tempo é o mesmo para ambos os observadores". Isso significa que a passagem do tempo é considerada universal e idêntica para todos, independentemente de sua velocidade ou referencial. Ela enfatiza que "um segundo, será sempre um segundo para ambos os observadores" e que o tempo "não pode ser mudado".
Relatividade Apenas Espacial (com ressalvas): A Teoria X afirma que "apenas o espaço é relativo (Diferente) entre eles". Embora mencione "espaço-temporal" em um ponto, a ênfase é na ideia de que a diferença entre observadores se manifesta na distância, mas não na duração do tempo.
Percepção vs. Realidade do Tempo: A Teoria X argumenta que o tempo é um "fenômeno abstrato, matemático" e que as diferenças são apenas na "percepção do espaço e tempo". Ela critica a Teoria da Relatividade por "confundir o fenômeno abstrato do tempo com a materialidade dos eventos", sugerindo que relógios (objetos físicos) não podem realmente medir uma mudança na taxa de passagem do tempo, apenas a percepção.
Velocidade da Luz e Tempo Consistente: De acordo com a Teoria X, mesmo viajando à velocidade da luz por uma determinada distância, o tempo decorrido para o viajante seria o mesmo tempo decorrido para um observador em repouso (por exemplo, 1 segundo para uma distância de 300.000 km).
Em essência, a Teoria X propõe um universo onde o tempo é uma constante imutável e universal, e qualquer relatividade se restringe predominantemente ao espaço, contrastando fundamentalmente com a dilatação do tempo e a interconexão espaço-tempo da Teoria da Relatividade de Einstein.
A TEORIA X - E A VELOCIDADE DA LUZ
Ninguém... está fora do curso do tempo:
Se o local do trabalho do viajante do bonde, fosse a 150.000 km de distância, ele o faria a metade da velocidade da luz, ou seja, a 30 milésimos de segundos, se a 75.000, a 30 nano-segundo (infra-tempo), se a 35.000, a 30 milésimos de nano segundo... Todo deslocamento tem seu próprio espaço-dimensões.
Isto significa que ao percorrer os 300.000 kms na velocidade da luz (300.000 km/s), ao chega ao seu destino teria transcorrido exatamente, ...1 segundo. O mesmo tempo marcado pelo o observador da rua de Berna. Sendo que o mesmo raio luminoso que o fez vê a hora no relógio público, foi o mesmo que transportou o viajante do bonde para o seu destino a 300.000 km dali (espaço), transcorridos em, ...1 segundo.

.jpg)

Comentários
Postar um comentário