Debater sobre a terceira lei de Newton e de Edson X




o que vc diz que existe mais de  duas forças, ação e reação que existe ao iniciar um movimento, é  a inercia que todo corpo oferece ao movimento, mas entre dois corpos são somente  duas forças ação e reação, a inercia pertence a outros dois corpos, apesar desse efeito alterar tambem a quantidade de força que farar com que o outro corpo movimente  se mais ou menos, mas entre dois corpos, diretamente, somente ação e reação.


Jorge Claudio Sousa  A lei da inércia será para a semana que vem .




Não falo apenas de quantidade de força , má de quantidade de energia , veja o exemplo da pedra no texto 


Outro 


Vamos fechar essa ideia num sistema tríplice: quando você martela um prego numa tábua  , temos a ação do martelo sobre o prego, e a reação do prego sobre o martelo (Newton), porem , a tábua também reage sobre o prego, o que o prego transmite para o martelo, ou seja , essas forças não se contem apenas em dois corpos, elas se espalham por outros corpos .


Não dar para falar apenas de dois corpos, o prego reage e aí mesmo tempo faz uma ação sobre a madeira .


Se você fala só da ação do martelo ,.e a reação do prego , você anula a reação da madeira sobre o prego que é transmitida também para o martelo , essas forças se espalham entre esses três objetos ,.se falo apenas do martelo e do prego  tenho uma visão limitada desse fenômeno, energia de escape perdida 


Nesse caso o prego recebe a  ação do martelo ,



Jorge Claudio Sousa Essa visão de Newton está limitada , essa ação é entre três corpos.


Retire a madeira da equação , o que acontece ?


Jorge Claudio Sousa cara, ele é doidinho de pedra!


Milton Barao por que? Explique





Edson X Gomes sim, mas ação e reação continua entre dois corpos, quando vc coloca a madeira vc coloca outro corpo, foge  do anunciado de dois corpos,  e mesmo assim o prego e a madeira é ação e reação entre dois corpos, veja ,  prego e martelo dois corpos ação e reação , prego e madeira dois corpos ação e reação, mesmo que isso aconteteça com uma pequena diferença de tempo, mas sempre será entre dois corpos....pare e reflinta um pouco cada etapa.



Milton Barao Milton Barao Milton Barao 


Posso calcular as forças prego martelo, claroque posso ,.porem, no campo físico perco um campo de energia que foi retirada do processo , pois a madeira também transmite força, energia entre martelo e prego.


Logo para ter uma visão mais ampla desse fenomeno ,.devo analisar assim: o martelo age sobre o prego , e o prego reage e age sobre a madeira .


Isso deve ser avaliado numa contrução de uma retro escavadeira , por exemplo



Edson X Gomes não sô! Vc não perde um "campo de energia", vc exclui todas as outras interações e isola dois objetos. Do contrário, vc não tem apenas 2 ou 3 objetos, mas sim um número quase infinito deles.



Milton Barao  Fico feliz que você entendeu minha visão .


Fico feliz que você entendeu a terceira lei conforme minha visão 


Mas posso fecha essa questão em três corpos :


Dedo, celular mesa....


Porque essa pressão , onda, movimento cinética , do dedo no celular , celular na mesa , ela se espalha e perde sua propagação na mesa , é análogo quando você joga uma pedra num lago , a onda feita pelo o impacto da pedra na água do lago se espalha até perder força e desaparecer .


E a força que o dedo faz na tecla do celular , também é importante observar , que essa força é derivada do corpo todo, incluindo tua postura e o lugar qual você está estabelecido, de pé, ou sentado numa cadeira .



Milton Barao 


Sim, como diz a terceira lei conforme a teoria X, porem, também não posso isolar apenas o prego e o martelo , como se a madeira não participasse desse experimento , digamos que o prego entorte , não foi apenas a força do martelo que o fez entortar , mas também a da madeira .



Edson X Gomes VC TEM QUE ISOLAR O PREGO E O MARTELO!!!! E depois isolar a tábua e o prego, depois a tábua e a mesa, depois a mesa e o piso, depois o piso e as estruturas do predio, depois as estruturas do prédio e a placa tectônica, depois a placa tectônica e... Entendeu? Vc tem que ir isolando de dois em dois até que a energia se dissepe. Entendeu, criatura?



Certo , então isole o prego e o martelo , retire a madeira , agora me dê o resultado .

Se você fizer o experimento segurando o prego e tacando o martelo nele , como você poderia me.dar o resultado da força aplicada.entre eles?


Edson X Gomes Se vc ler e interpretar bem o texto, ora mencionado, vc vai ver que, "física e biologicamente" existem contradições gritantes em relação às leis já reconhecidas. Portanto, é só mais uma narrativa tosca pra fazer volume em livro !


Osmar Oliveira 


Errado , não estou falando de quantidade de movimento , isso é brinque Newton faz , falo de quantidade de energia .


Quando você esmurra uma parede , a quantidade de energia se espalha pela a.parede e também pelo seu braço .


Na engenharia cível, podemos analisar objetos que espalham ou retém.mais quantidade de energia (vibração , ondas de movimentos ...) que outros


Edson X Gomes isso é óbvio e olulante que, essa quantidade de energia espalhada em ambas às direções devido à dinâmica do impacto, tbm pode ser quantificada, os seus movimento ondulatórios; isso vai depender da: densidade, fluidez, obstáculo, temperatura etc. desse objeto ! ....isso à física tradicional já explica, à quântica tbm !


Osmar Oliveira  De repente tudo que disse faz sentido 


Como. Tu disse que estou errado , preciso somar a quantidade de movimento , com a quantidade de energia aplicada entre ações, reações e contrações .


Não é igual , digo que há perca de energia-massa nesses impactos, logo :


Toda ação gera uma reação igual-desigual posta , e em sentidos contrários aos objetos .


Logo a terceira está limitada , apenas a amplie


Edson X Gomes Pois é, amigo ! ainda bem que vc tá mais calmo ! não se estresse, afinal o Palmeiras só joga mais tarde; quanto aos comentários anteriores, eu não disse que vc estava ou está errado; eu disse apenas que, a meu ver, há pequenas contradições nos relatos ora apresentados pelo sr. X....até pq os estudos e pesquisas nunca terminam. veja sobre à quatificação da frequência dos movimentos ondulatórios de uma onda senoidal provocado pelo vento, em uma piscina; essa frequência varia entre o pico e o vale, depedendo da: veloc. do vento, pressão gravitacional, densidade e temperatura dessa água....esse conceito vale tbm, para os animais unicelulares ciliados, em relação ao meio !.....é como disse minha avó: "vc ainda vai ver coisas" kkkk


Osmar Oliveira

A Teoria X não faz distinção entre massa animada e.massa.inimada ,.essas distinções são apenas aparentes,.logo isso é.normal para a Teoria X 


Vejo cada vez mais trabalhos na internet falando de Leibniz , desde de quando lancei meu livro Ciensofia, qual tenho um capítulo dedicado a esse grande gênio humano , o divulgo , e está dando resultado , também outros nomes como Robert Hooke, Wallace Russel , Marcel Groissmann etc


Enquanto Newton podia falar de ' forças ocultas', Leibniz tentava ir o mais fundo possível em seus estudos , por isso , o está vencendo com o tempo .

Obs: ocultamente Newton era um grande alquimista e profeta do apocalipse .


Vamos a Leibniz 


Leibniz está certo o espaço e o tempo somente existem em nossos cérebros , vemos o mundo que cabe em nossos sentidos, assim como o gato, a lula, a aranha , a barra, a baleia... Veem o mundo que cabe em seus sentidos . Um Daltônico não pode dizer : 'Como o céu está lindo hoje : olha esse azul celeste !'


Kant seguirá Leibniz em seu livro A Crítica Da Razão Pura, dira:

"Espaços e tempo são formas de percepção '

O que concluir no Ciensofia: "Espaço tempo são formas de percepções subjetivas e objetivadas ' (possuem valores específicos para nós).


Um ponto em que os leibnizianos observaram, é que se Newton já havia descoberto o cálculo infinitesimal em 1684, por que ele não o utilizou nos Principia? E que o ‘Principia’ contém erros que Newton não teria cometido se ele dominasse o cálculo. 

Enquanto Newton ‘a critério dos antigos, oculta, dissimular seus estudos. Leibniz é generoso em comunicar seus descobrimentos. Leibniz publica, a partir de 1684, na revista cientifica Acta Erudinorum, os princípios e a aplicação do cálculo diferencial integral. Do método newtoniano das flexões, em contra partida nenhuma linha ainda havia sido divulgada publicamente.


Quarta Dimensão : o tempo 


O escritor de ficção cientifica H. G. Well (1894), assim expõe um problema que mais tarde seria retomado por Einstein: o conceito de espaço-tempo.

"__pode existir um cubo instantâneo?". "__não percebo__disse  filby. Pode ter existência real que não dure por nenhum espaço-tempo?".  Filby ficou pensativo. " não ha dúvida__continuou o viajante do tempo__que  todo corpo real deve-se estender por quatro dimensões: deve ter comprimento, largura, altura e... duração (tempo)__há realmente quatro dimensões, três

A ideia do tempo como uma quarta dimensão, apesar de só ter sido aceita no início do século XX, era, em 1704, uma noção natural para d  Lambert das quais são chamados os três planos do espaço (Euclides), e uma quarta dimensão, o tempo.


Não existe a Quarta Dimensão  (tempo) , pois o tempo não é uma entidade física , não vemos números andando no por aí e nos dando: 'bom dia'.


Atração Newton. , Repulsão - Leibniz 


“Um corpo nunca é movido, senão impelido…e continua até que seja impedido por um outro corpo…Qualquer outra operação sobre o corpo será milagrosa ou imaginária” GW Leibniz (1646-1716)


Sobre o espaço absoluto de Newton, dirá Leibniz :


Relatividade tempo/espaço: 1- ESPAÇO: “…

Demonstrei que o espaço não é mais do que uma ordem da existência das coisas na sua simultaneidade. Assim, a ficção de um universo material finito, que passeia todo inteiro num espaço infinito não poderia ser admitida. É totalmente irracional e impraticável…Além de não haver espaço fora do universo material…


Quem está certo Leibniz ou Newton?


1- se o universo está em EXPANSÃO (certeza?), isso seria muito melhor explicado por uma REPULSÃO generalizada do que por ATRAÇÃO. Um certo equilíbrio instável somente se manteria a partir da expansão.

2- se há uma ATRAÇÃO predominante; se não há outro corpo entre a Terra e a Lua ; se a AÇÃO (em quaisquer dos sentidos) que esta sofre é predominantemente da Terra (a ponto de seu movimento de rotação ser totalmente “ligado” ao da Terra), por que, em sendo mesmo uma atração, A lua não se choca com a Terra? O que parece estar acontecendo é o oposto, seu afastamento (alguns cms/ano).

3- todas as imagens ilustrativas no tal “espaço curvo” (Einstein) sugerem uma REPULSÃO (e não atração). O mesmo aparece nas ilustrações da passagem de raios de luz na periferia dos astros (ver tentativa de demonstração no texto seguinte).


 Resposta de Edson X para a grande Andreza Capiotto 


Hey ho! Lets Go 

Hey ho! Lets Go 


A dilatação espacial foi proposta por Hendrik Lorentz, e o físico Jean Paul Langevin elaborou o Paradoxo dos Gêmeos através dela .

Einstein era amigo de Hendrik Lorentz, tem.fotos deles juntos .


Einstein e Groismann publicaram em conjunto,.em 1915, o artigo sobre a Curvatura Espacial, que fora influenciados pelo os Espaços curvos de Rieman, a sacada foi joga os espaços curvos geométricos de Rieman para o plano físico , mas mesmo assim a Curvatura Espacial deles ainda é uma análise geométrica.


O grande matemático Gilbert de forma independente definiu a equação da Curvatura Espacial, dando-a a Einstein e Groismann (eram grandes amigos )


Os Buracos Negros da forma moderna , foram propostos pelo o inglês Jonh Michel, no século XVll, dois anos depois o francês Laplace também chegou na mesma concepção, que na época era chamada de Estrela Negra .


Em 1916, Karl Schwarzschild cria uma solução que inclui uma descoberta surpreendente: Bastante matéria embalada em um espaço pequeno o suficiente teria um campo gravitacional tão poderoso que nada poderia escapar a partir dele, incluindo a luz.

Mas Eisntein renegou com força a existência de buracos negros, fez até um artigo contra suas existências 

É bom.entender que Einstein e Groismann falava de massas se curvando ,.mas Karl falava de massas colapsando .


Expansão do Universo - Big Bang


Quando o grande matemático Alexander Friedmann, em 1925 (dois anos antes de Lemeitre),  utilizando as equações da curvatura Espacial,.concluiu que o Universo era dinâmico e expansivo, Einstein desmereceu seu trabalho. O.mesmo ocorreu,.em 1927, Lemeitre, Eisntein relutou em aceitar a teoria ,.pois ia de encontro a sua Constante Cósmologica , qual , Friedmann já havia a questionado dois anos antes 


A base da fórmula E=mc2 começa com Leibniz que dizia que um.objeto continha energia interna, e você podia multiplica-la lavando-a ao quadrado da velocidade. Nisso segue Poincore, Einstein...  Mas quem realmente a define é o alemão  Fritz Hasenöhrl, um professor de física na Universidade de Viena. Em um artigo de 1904, Hasenöhrl escreveu claramente a equação E = 3/8mc2. 


__Ambos, Hasenöhrl e Einstein, estavam na famosa primeira conferência de Solvay em 1911, junto com a maioria dos outros físicos ilustres da época.


Faz uns dez anos que estudo esses temas e os , quando possível , os reavalio, por exemplo, no caso da velocidade constante da luz no vácuo ,.o novo experimento da Dupla Fenda colabora com.minha proposta que, mesmo no vácuo a luz pode adquirir velocidade diferentes entre os observadores ,.porque o vácuo , no espaço sideral , contem poeira cósmica , ou maior concentração de partículas .
















Comentários

Postagens mais visitadas