Teoria X e a Dilatação Espaço Temporal ll



Como disse o fenômeno de dilatação espaço temporal corre em qualquer nível , velocidade ou mesmo na inércia,  Então, num debate que travei aqui em uma determinada comunidade achei o exemplo necessário para explicar essa questão de forma precisa,  vou usar o exemplo que mais o pessoal usa para explicar o fenômeno da dilatação espaço temporal da Relatividade , aplicada ao sistema de GPS e relógios na terra .


Veja os exemplos da dilatação da Relatividade e como isso é definido pela a Teoria X


Relatividade 


‘O tempo é elástico’: por que o tempo passa mais rápido no topo de uma montanha do que no nível do mar




Coloque um relógio no topo de uma montanha. Coloque outro na praia. Eventualmente, você verá que cada relógio mostra uma hora diferente. Por quê? O tempo se move mais devagar conforme você se aproxima da Terra, porque, como Einstein postulou em sua teoria da relatividade geral, a gravidade de uma grande massa, como a Terra, deforma o espaço e o tempo ao seu redor.


Os cientistas observaram pela primeira vez esse efeito de “dilatação do tempo” na escala cósmica, como quando uma estrela passa perto de um buraco negro. Então, em 2010, os pesquisadores observaram o mesmo efeito em uma escala muito menor , usando dois relógios atômicos extremamente precisos, um colocado 33 centímetros acima do outro. Novamente, o tempo passou mais devagar para o relógio mais próximo da Terra.


GPS e a distorção do espaço-tempo


Apesar disso, em situações não cotidianas, essa distorção precisa ser considerada. Uma dessas situações é nos satélites de GPS. A mais de 20 mil km acima da superfície terrestre, os satélites exigem extrema precisão para funcionarem. Dessa forma, eles precisam se ajustar ao fato de que eles funcionam 47,5 microssegundo mais rápidos a cada 24 horas.


Por Pensar Contemporâneo -10 de julho de 2021



O tempo não é elástico ,.o tempo é fluido. Edson X 


Teoria X :


Se você coloca dois relógios no topo da montanha , dois relógios no satélite (GPS) , se você coloca dois relógios na parede da tua sala, ou no satélite do James Webb.  Todos esses relógios marcarão tempos diferentes (diferentes), ou em dados tempos  absolutos (iguais), ou seja, esse é um fenômeno universal e não  dependente de curvatura Espacial ou de um objeto massivo para ele acontecer.


Agora imagine 333  relógios em um parede  (todos os relógios na mesma altura ), diante de  gêmeos , cada um desses gêmeos observando um desses relógios, sendo que os relógios marcam   11:11 hrs.

Você ê dirá que eles marcam tempos absolutos (iguais), porem , agora imagine sua visão indo até a ponta dos ponteiros desses relógios , no campo quântico, você verá pequenas flutuações (de nanos segundos) desses ponteiros, para mais ou para menos, mais também em dados momentos, alguns deles  podem podem marcar o mesmo tempo (mesmo no campo quântico), mas se você for mais um pouco dentro desse fenômeno , verá outros fenômenos diferentes desses.


Como também teríamos vários gêmeos , uns mais velhos que outros , enquanto outros manteriam a mesma aparência em relação a outros, estando todos esses na mesma altura em relação a massa do núcleo terrestre. 


No Filme Interestelar , ao orbitar um planeta que gira em torno de um Buraco Negro, o astronauta Cooper permanece mais jovem do que seu parceiro que ficou o aguardando em um lugar mais distante desse Buraco Negro, pois bem, isso aconteceu porque o Cooper estava mais próximo de um objeto massivo , onde o tempo passa mais lento para ele por causa da dilatação temporal da Relatividade.

Mas a Teoria X diz que estando  com  astronauta Cooper,   outros astronautas com ele naquela nave , todos teriam vários tempos diferentes , e envelheceram de formas diferentes . 


Ciensofia, Amazon e-book de Edson X, 2019



Logo, faz mais de um século que temos uma percepção equivocada sobre essa percepção da Dilatação Espaço Temporal ' da Relatividade.

































Comentários

Postagens mais visitadas