Barbie , Platão e Edson X









Esse filme da Barbie tem muito psicologia , filosofia , existencialismo , estruturas sociais , padrões que as pessoas seguem sem sequer saber seus significados , ou não significados .

Barbie tem a premissa básica do Mito da Caverna platônico e do livro Alice No País Das Maravilhas , que também temos em Metrópoles e Matrix .


Aqui faço uma análise crítica analítica entre o Mundo das Idéias de Platão e As Ideias do Mundo (Edson X). Na junção das duas análises temos o filme Barbie :


Em primeiro lugar é preciso entender que a ideia básica do filme ainda é o da visão das meninas que brincaram e brincam de Barbie. A cena inicial na Barbieland representa as mãos das meninas guiando as bonecas, a cena que a Barbie flutua até o carro , tem uma mão de menina a.encaminhando ,.ela anda no carro sem dirigir , porque tem uma menina guiando o carro.


Não é preciso explicar as transições de mundos, se uma outra dimensão, ou um Multiversos ,.que é apenas.uma transição natural do nosso mundo infantil para o mundo adulto,.dos nosso brinquedinhos para nossas ferramentas de trabalho, da nossa fantasia da mente infantil para a dureza de nossa realidade: a transição da Barbie também é a transição da sua dona (Glória). A resposta não é um plano físico, a resposta é um plano psíquico-emocional .


Ali a Barbie ainda não tem identidade, ela é o que sua dona sente, sua dona passará por uma crise existencial ,.e ela também será afetada . A partir daqui dará início a sua jornada. 


Barbie que conhecer o mundo real, ela aceitará o mundo real com todas as suas dificuldades e limitações (ideias do Mundo), ou voltará para a Barbilandia (Mundo das idéias)?  Como voltar para uma ideia que você já sabe que é falsa?


O Ken  sai do mundo das idéias e conhece as ideias do Mundo , mas nisso ele se libertou ou aumentou suas sombras ? Entre mundo das idéias e as ideias do mundo ele se tornou um ser melhor , ou ele se confundiu entre os dois mundos? E pela a ignorância tentou impor suas novas ideias, valores quais ele agora acha que são os corretos?


A Barbie Estranha tem uma mensagem profunda, sobre como pessoas podem ser tratadas como 'nao originais', como algo que não deveria existir.


Em resumo Barbie tem muitas ideias do Mundo, e o mundo das idéias interpolados , cabe ao expectador capta-las e entende-las, ou continuar na Caverna de Platão , ou se libertar da prisão mental que nos são impostas desde da tenra idade:


Assim como Neo em Matrix que tinha que optar entre a pílula vermelha e a amarela , Barbie tem que optar entre o.seu famoso salto alto e o sapato. 


Isso me faz lembrar a arte As Três Portas, qual tem como base explicar que só há livre arbítrio,  se você poder no mínimo ter três escolhas , a dualidade não é liberdade em si 



Música: Barbie 


I'm a barbie girl, in a barbie world

Sou uma garota Barbie, no mundo da Barbie


Life in plastic, it's fantastic.

A vida de plástico é fantástica


You can brush my hair, undress me everywhere.

Você pode pentear meu cabelo, me despir em qualquer lugar


Imagination, life is your creation.

Imaginação, a vida é sua criação


Come on Barbie, let go party!

Vamos Barbie, vamos para a festa!



O MUNDOS DAS IDEIAS DE PLATÃO E SUA CAVERNA - E A TEORIA X - DE EDSON X



No Mundo das Ideais, Platão praticamente concilia Parmênides e Heráclito, ao admitir o Mundo das ideias: o mundo das ideias imutáveis, eternas, e o mundo das aparências sensíveis, perpetuamente imutáveis. O método dialético de seu mestre Sócrates, e Pitágoras através da sua noção de que além das aparências havia sempre uma existência simétrica, perfeita e harmoniosa, os números. E acima de tudo o conceito do grande mestre egípcio Toht, o Hermes Trimigistus, no mundo grego, que afirmara: O Todo é Mental.

Para Platão, o mundo real é o mundo das ideias, que contém a forma real, do Todo. O mundo ilusório em que vivemos – o mundo dos sentidos – contém cópias imperfeitas das formas ideais. Tudo nesse mundo é uma sombra de sua forma ideal do mundo das ideais.

A ideologia religiosa surge desse princípio, que esse mundo é imperfeito, logo deve existir um mundo além desse mundo sensível e insensível, que é o ‘mundo perfeito’. A dor física-mental, nosso corpo, sentimentos e instintos são imperfeitos nesse mundo, mas no mundo além essas ‘anomalias’ serão extirpadas para sempre, como no mundo perfeito das ideais platônicas.

Então, para Platão um cavalo perfeito só pode existir no mundo das ideias, não no nosso mundo sensível.

Mas o nosso cavalo é ‘perfeito’, somente que é um perfeito entre aspas, é o ‘mesmo’ cavalo que carregou Napoleão, Alexandre, O Grande e Gengis Khan. O ‘cavalo perfeito’ do mundo das ideais, só passou a existir a partir do nosso cavalo ‘imperfeito’ para Platão.

Se for seguir o prisma platônico, não há cavalo perfeito em nenhum plano, nem no mundo sensível, nem no mundo das ideias, sendo que o cavalo abstrato é apenas uma ‘sombra’ do cavalo concreto:

Tudo no mundo das ideais... é uma ‘sombra’ de sua forma real do mundo sensível e insensível. Edson X



O Mito Da Caverna e Edson X



O fugitivo da caverna platônica contemplou foi mais sombras sobrepostas, não o mundo concreto, e ao tentar convencer aqueles que estavam presos nas sombras das cavernas, deu-lhes foi mais sombras, e foi devorado pelas as sombras daqueles.

O ser humano já vivia no mundo imaginário, no mundo das ideais (utópicas), o que o Platão fez foi jogar a chave da cela fora, no fundo do rio.

Mas eu como um bom Amazono aprendi a nadar cedo nos rios amazônicos, e entre dez e doze anos já pescava de zagaia, e nesses rios havia partes profundas que meus tios chamavam de ‘porões’; aquilo era assustador, ali é que o mergulhador encara e vence seus medos, ali ele se batiza. E foi ali que encontrei a chave que Platão havia jogado fora. E o primeiro que libertarei será o próprio Platão, e acordar Morfeu. Edson X, Amazon e-book, 2019















Comentários

Postagens mais visitadas