Seria só uma impressão ou os nossos    dias       estão,    realmente,   mais "acelerados"?



O que diz a Teoria X sobre essas indagações, no livro Ciensofia (2019)?


Ela explica da seguinte forma:



Para a Teoria X -   somente as percepções, sensações são relativas (ilusórias, desiguais ...), mas os tempos dos eventos são absolutos (iguais, reais), como por exemplo, de um rapaz   sentado ao lado da bela moça, uma hora passará para ele como se fosse um minuto, como sentado no fogão quente, um minuto passará para ele como se fosse uma hora:

Um minuto é um minuto tanto em Manaus como em Brasília. Na lua ou em marte, coisa que nem um buraco negro pode destruir, ele não devorar o abstrato. Edson X 



Agora vamos ao artigo (2022)



                  Acalme-se! Um ano continua tendo 365 dias, um dia continua tendo 24 horas e uma hora ainda equivale a 60 minutos. A sensação generalizada de que o tempo estaria "voando" não passa de um fator psicológico. Quem confirma é o professor Roberto Dias da Costa, do departamento de Astronomia da USP.




"O dia é o tempo em que a Terra leva para dar uma volta em torno de si mesma, e o ano é o tempo em que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol. Esses períodos não mudam. Não existem variações físicas na passagem do tempo", esclarece o especialista em entrevista à Rádio USP.


No entanto, esse senso comum de que o tempo estaria "acelerado" tem sentido, segundo o professor Ronald Ranvaud, do Instituto de Psicologia da USP. Ele diz que existem duas teorias que explicam essa percepção.

A primeira é que em situações prazerosas o tempo parece passar mais rápido, da mesma forma que em atividades aversivas, o relógio parece ficar estagnado.


São apenas percepções, sensações... relativas ao meu estado emocional. Que denotaram essas sensações, mas o tempo continua o mesmo. Edson X, 20005


                  A segunda teoria diz respeito mais ao campo da lógica.


 "Parece que o tempo está passando muito mais rápido agora que tenho 71 anos do que quando eu tinha 6, 7 e até 20 anos. A impressão do tempo depende muito da proporção. Quando você tem 10 anos, um ano representa 10% de sua vida. Quando você tem 50 anos, um ano representa 2%", exemplifica o professor, também em entrevista à Rádio USP


Edson X:


Minha percepção... da passagem da vida acaba por molda minha percepção da existência, da passagem dos anos que são os mesmos para o menino de dez anos, e do senhor de setenta anos. 


 


 

Comentários

Postagens mais visitadas