A Fenemologia De Husserl – Bergson E A GenerAnalise de Edson X




Fenemologia




O conceito husserliano de intencionalidade traz no seu seio as noções de intenção, intuição e evidência apodítica. Husserl chama de “intenção” o conteúdo significativo de alguma coisa. Temos a intenção de um objeto (um livro sobre a mesa) quando possuímos apenas o significado intencional desse livro (bem como da mesa). No entanto, no momento dessa intenção não há efetivamente a presença em carne e osso do livro e da mesa. Em outras palavras: existe apenas uma “intenção significativa” (Bedeutungsintention), quando “significamos intencionalmente”.



                                 GenerAnalise de Edson X 



A intuição faz com que eu sinta a cidade, e a razão faz com que eu a conheça: o intelecto mais apurado sabe trabalhar com ambos os fenômenos.

Através da minha intuição, minha ligação com a cidade é ‘indireta’, subliminar, é por dentro, e pela a razão, é externa, conceitual. A intuição impulsiona a vida, mas a razão controla o impulso.

 Intuitivamente, sinto que de certa altura não posso saltar, e a razão controlará o impulso do salto. Mas um preso em fuga saltará assim mesmo, porque ele está entre a intuição e a razão da liberdade, que é mais forte, nesse momento.

Capturar a ‘essência’ de uma cidade, objeto... só pode ser possível pelo o conhecimento direto adquirido a partir da intuição e da analise. A intuição e a analise fez-me sentir, dimensionalizar a cidade pela a conexão direta e indireta.  Edson X, Ciensofia, Amazon e-book de 2019.




Comentários

Postagens mais visitadas