‘A Fenemologia De Husserl – Bergson E A teoria X - de Edson Exs’



Um olhar fenomenológico sobre a cidade’ é uma tentativa de ver a cidade sob a perspectiva de um método que dê conta da subjetividade presente no nosso olhar. Num primeiro momento, discute-se algumas idéias da fenomenologia principalmente a noção de intencionalidade, de onde partirão as análises de Husserl para a compreensão de uma realidade metafísica. No segundo momento, busca-se mostrar que a fenomenologia nos ajuda a ‘olhar’ a cidade com outros olhos, ou seja, não será uma mera percepção sensorial, mas uma visão que busca o significado e a compreensão do dado, já que vemos a partir de uma consciência das coisas.



                                 Teoria X - De Edson Exs


A intuição faz com que eu sinta a cidade, e a razão faz com que eu a conheça: o intelecto mais apurado sabe trabalhar com ambos os fenômenos.
Através da minha intuição, minha ligação com a cidade é ‘indireta’, subliminar, é por dentro, e pela a razão, é externa, conceitual. A intuição impulsiona a vida, mas a razão controla o impulso.


 Intuitivamente, sinto que de certa altura não posso saltar, e a razão controlará o impulso do salto. Mas um preso em fuga saltará assim mesmo, porque ele está entre a intuição e a razão da liberdade, que é mais forte, nesse momento.
Capturar a ‘essência’ de uma cidade, objeto... só pode ser possível pelo o conhecimento direto adquirido a partir da intuição e da analise. A intuição e a analise fez-me sentir, dimensionalizar a cidade pela a conexão direta e indireta. Ciensofia ll , Edson Exs




Comentários

Postagens mais visitadas